terça-feira, 9 de dezembro de 2014

"Verdade" e "Justiça" ao meio-dia: a construção da experiência moral em um programa de TV


A paisagem televisual brasileira é marcada por singularidades. Uma delas é a centralidade que programas populares focados na cobertura policial assumem no cotidiano da programação. De um lado, conquistando ótimos números na audiência e de outro intrigando críticos. Afinal, o que une produção e público?
Wanessa Souto Veloso apresenta uma importante pesquisa que busca responder a questão e nos ajuda a compreender uma relação fundamental para a sociedade brasileira: a mídia e o seu público. 
O debate sobre o tema é frequentemente atravessado pelo preconceito, que leva pesquisadores a escorregar no erro de que os laços estabelecidos em produção e audiência se caracterizam pela manipulação. Veloso ultrapassa essa dificuldade unindo método e um olhar sensível para acompanhar o público que se dirige diariamente aos estúdios de um programa popular paraibano.  
Em 2011, a autora recebeu o prêmio "Florestan Fernandes de Monografia"  pelo trabalho "Mídia e Moralidade", orientado pela Professora Dr. Simone Magalhães Britto, que também orienta a pesquisa publicada. Veloso é mestre em Sociologia pela UFPB. 
A obra foi prefaciada pelo jornalista e pesquisador Jocélio de Oliveira, especialista no tema, e produzida pela Editora Xeroca!, do Coletivo COMjunto de Comunicadores Sociais, em parceria com o Observatório da Mídia Paraibana.

Boa Leitura! 

Versão Tablet


Versão PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário